Over 1H30

Enfª Cátia Santos

Proximidade e empatia

A Enfermagem das clínicas do Grupo HPA

A perceção dos problemas inerentes a uma comunidade requer o entendimento e o envolvimento profundo com a mesma, o que se traduz em relações de proximidade e empatia.
Tendo em conta a multiculturalidade existente no Algarve, é comum observar pessoas de diferentes raças, culturas, religiões e nacionalidades em busca de respostas para os seus problemas de saúde.

A Enfermagem das clínicas do Grupo HPA

Acompanhando a evolução demográfica do Algarve, onde se inclui também a do turismo de saúde, o Grupo HPA iniciou em 2012 a sua expansão na oferta de cuidados de proximidade, disponibilizando uma rede de clínicas, que hoje cobrem toda a região, de Lagos a Vila Real de Santo António, passando ainda pela serra de Monchique e o barrocal algarvio, totalizando dez unidades.
Esta possibilidade tem colmatado as deficiências e as dificuldades que o Algarve possui nos cuidados de saúde, proporcionando rapidez na prevenção, diagnóstico e eficiência do tratamento, de forma mais completa e acessível.
As clínicas HPA possibilitam a marcação de consultas e exames com maior rapidez, possuindo várias especialidades médicas, análises clínicas, serviços de radiologia e serviços de enfermagem, permitindo fortalecer o nível de saúde das diferentes comunidades e assim poder distribuir tarefas e serviços, de modo a que todos possam ser atendidos com o seu respetivo nível de necessidades.
Além disso, cabe reforçar que as clínicas HPA têm ao seu dispor o apoio 24Horas dos hospitais do Grupo, no que respeita a serviços de maior complexidade, serviços cirúrgicos ou de internamento.
Neste contexto de proximidade e multiculturalidade, cabe ao enfermeiro conhecer e integrar-se com todos os clientes, respeitando ideias e diferenças, valorizando experiências e conhecimentos, com o objetivo de promover, manter e recuperar a saúde do doente, mas também da família e da comunidade, não só na relação ética e humanística, como também na perspetiva técnico-científica.
Para tal, a formação é um processo fundamental, onde o enfermeiro tem a árdua tarefa de se manter atualizado nas diversas áreas nas quais presta apoio, quer através da plataforma interna e-learning, quer recorrendo a formações externas ou ações presenciais promovidas pelo Grupo.

Outro papel é o de assumir a responsabilidade e o compromisso de ir ao encontro das necessidades reais da saúde das populações, onde se destacam as atividades de educação para a saúde, a prevenção da doença, a recuperação e manutenção da saúde e ainda o planeamento, coordenação, gestão e avaliação dos cuidados prestados.
As competências gerais do enfermeiro das clínicas HPA estão relacionadas também com  a área administrativa, que engloba a tomada de decisão e liderança, permitindo desta forma potenciar uma articulação perfeita entre estas unidades e os hospitais, com  o devido planeamento, organização e coordenação, promovendo um bom relacionamento com os vários membros da instituição e servindo  de ponte entre todos os envolvidos, visando prestar o melhor serviço  para o devido encaminhamento do cliente. Esta liderança envolve compromisso com a missão do Grupo, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões e uma comunicação efetiva e eficaz.Todos estes fatores promovem um impacto significativo na comunidade, enaltecendo a importância da existência das clínicas HPA nas localidades onde estão inseridas.